Jasmim
Jasmim: para que serve e como fazer o chá
O jasmim, também conhecido como jasmim-amarelo, jasmim-branco, jasmim-da-china ou jasmineiro, é uma planta medicinal rica em flavonóides, alcalóides e polifenóis, que lhe conferem propriedades antioxidantes, antissépticas e calmantes, sendo, por isso, muito utilizado na medicina tradicional como remédio caseiro para reduzir o estresse, aliviar a dor de cabeça ou ajudar na cicatrização de feridas.
O nome científico dessa planta é Jasminum officinalis, e a parte normalmente utilizada são suas flores ou o óleo essencial, para o preparo do chá, massagem ou para aromatizar o ambiente, por exemplo.
O jasmim pode ser encontrado em ervanárias ou lojas de produtos naturais, e deve ser usado com orientação de um médico ou outro profissional de saúde que tenha experiência com o uso de plantas medicinais.
Para que serve
O jasmim possui propriedades afrodisíacas, anti-sépticas, calmantes, emolientes, rejuvenescedoras, relaxantes e revigorantes, sendo normalmente indicado para:
- Ajudar a relaxar;
- Reduzir o estresse;
- Combater a insônia ou a dificuldade para dormir;
- Estimular o desejo sexual;
- Aliviar a dor de cabeça ou dor muscular;
- Cicatrizar feridas;
- Combater o envelhecimento da pele;
- Aliviar sintomas da TPM, como irritabilidade ou cólica;
- Aliviar sintomas de gripes e resfriados.
Além disso, o óleo essencial de jasmim possui uma fragrância doce e floral, com efeito calmante e sedativo, sendo muito utilizado na aromaterapia para auxiliar no tratamento da depressão ou ansiedade.
Embora o jasmim tenha benefícios para a saúde, essa planta não deve substituir nenhum tratamento médico e nem ser utilizada sem orientação de um médico ou de um profissional de saúde com experiência com o uso de plantas medicinais.
Como usar
As partes utilizadas do jasmim são suas flores e óleo essencial, que servem para preparar o chá, ou para fazer inalação, massagem ou aromaterapia.
1. Chá de jasmim
O chá de jasmim deve ser preparado com suas flores frescas, de onde são extraídas as substâncias com propriedades medicinais, podendo ser usado para relaxar ou acalmar, e combater o estresse, depressão, ansiedade, insônia ou dificuldade para dormir.
Ingredientes
- 4 a 6 flores frescas de jasmim;
- 300 mL de água fervente.
Modo de preparo
Adicionar as flores frescas de jasmim na água fervente e deixar repousar por cerca de 5 minutos. Coar, esperar amornar e beber 2 ou 3 xícaras por dia.
Este chá também pode ser preparado utilizando 1 saquinho de chá de jasmim em 1 xícara de água fervente, deixando repousar por 10 minutos e beber morno em seguida.
2. Aromaterapia com jasmim
A aromaterapia é uma técnica que utiliza o aroma e as partículas liberadas pelos óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro. No caso do óleo essencial de jasmim, a aromaterapia pode ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade, tensão emocional ou depressão, pois tem propriedades calmantes e sedativas.
Para fazer a aromaterapia com jasmim deve-se inspirar profundamente o aroma do óleo essencial diretamente do frasco, segurando o ar nos pulmões por cerca de 2 a 3 segundos, antes de expirar. Repetir a inalação de 3 a 7 vezes, várias vezes por dia.
Outra forma de fazer a aromaterapia com o óleo essencial de jasmim é colocar 2 a 3 gotas do óleo essencial de jasmim em um pouco de água, no interior de um aromatizador elétrico ou num difusor de ambiente. A quantidade de água utilizada varia de acordo com a capacidade do aromatizador elétrico ou do difusor. A nuvem de fumaça ou vapor formado, permite liberar o aroma por todo o cômodo.
Uma outra solução mais econômica ao uso do aromatizador consiste em colocar as gotas do óleo essencial de jasmim em uma xícara com água fervente, por exemplo, pois à medida que a água vai evaporando, o aroma é liberado para o ar.
3. Massagem com jasmim
O óleo essencial de jasmim também pode ser usado em massagens relaxantes devido ao seu aroma agradável e propriedades relaxantes e afrodisíacas. Veja outros benefícios da massagem com óleos essenciais.
Para fazer a massagem, deve-se utilizar 10 a 20 gotas do óleo essencial de jasmim misturadas com 50 mL de um óleo vegetal, como óleo de coco ou óleo de amêndoas doces, por exemplo. Em seguida, aplicar sobre a pele, massageando suavemente com a ponta dos dedos, por cerca de 10 minutos.
Antes de usar o óleo essencial de jasmim, deve-se fazer um teste de alergia, preparando uma mistura contendo 1 gota do óleo essencial de jasmim em 1 colher (de café) do óleo carreador, e aplicar sobre o dorso da mão ou na dobra do cotovelo. Aguardar 24 horas e, se durante esse período a pele ficar vermelha ou irritada, não é recomendado o uso do óleo essencial de jasmim.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais do jasmim ainda não são totalmente conhecidos, porém pode ocorrer irritação ou alergia quando o óleo essencial é aplicado sobre a pele.
Por isso, o uso do jasmim deve ser feito somente com orientação médica ou de um profissional de saúde com experiência em plantas medicinais.
Quem não deve usar
O jasmim não deve ser usado durante a gravidez ou amamentação.
Além disso, o óleo essencial de jasmim não deve ser usado por pessoas com alergia ou doenças de pele.
Comentários
Postar um comentário